terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

ARAUTO DO GRANDE REI

BOLETIM INFORMATIVO DE JANEIRO DE 2017


OFS: Para onde sopram os ventos



Para que o amanhã da Ordem Franciscana Secular tenha força e vigor será fundamental que as pessoas que nela ingressem tenham clareza a respeito de um chamamento, de uma vocação. Não se trata de inscrever-se numa pia associação de fiéis de boa vontade, apenas desejosos de rezar juntos. Trata-se de pessoas que, depois de um certo discernimento, chegaram à conclusão de que podem chegar a uma santidade de vida e dar uma colaboração efetiva à Igreja e ao mundo ingressando nas fileiras de uma fraternidade franciscana. De alguma forma, trata-se de uma consagração da vida a Deus e aos irmãos. São pessoas que experimentam o Evangelho como algo que tem que ser vivido em profundidade. Com sua opção e escolha “fazem diferença”.

Frei Almir Ribeiro Guimarães


OFS: Para onde sopram os ventos


O amanhã da OFS é feito de pessoas muito conscientes de que morreram com Cristo em sua morte e com ele ressuscitaram na manhã de Páscoa. Renovam seu batismo, vivem intensamente as festividades pascais. Adentram-se no mistério pascal. Depois de um certo tempo de estudo e de discernimento fazem uma profissão que nada mais é do que uma retomada do batismo que receberam mas talvez sem dele terem consciência. Profissão livremente feita, compromisso, fidelidade à palavra dada, para sua santidade, serviço da Igreja.
                                                             Frei Almir Ribeiro Guimarães

São Carlo Sesse - (06/01)


Carlo era um frei franciscano repleto do Espírito de Deus. Trabalhava como cozinheiro, porteiro e jardineiro. Padres, leigos, religiosos e religiosas o procuravam para pedir conselhos.
Nasceu em 22 de outubro de 1613, em Sezze, Itália. Sua família tinha muitas posses, mas o jovem não se interessava pelos bens materiais. Com 22 anos entrou num convento franciscano. Sua simplicidade era tanta que, mesmo com a insistência dos familiares, não quis ordenar-se sacerdote.
Mas a graça de Deus concedeu a Carlo o dom de ouvir e aconselhar as pessoas. Embora Carlo cuidasse apenas da horta e da cozinha do convento, sempre acontecia ser enviado para outras cidades para que pudesse aconselhar bispos e cardeais.
Frei Carlo tinha pouca instrução, mas escrevia belíssimas páginas espirituais e autobiográficas, numa gramática acidentada, porém, eficiente. Faleceu em 6 de janeiro de 1670, no Convento de São Francisco, na cidade de Roma.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Reflexão
A vida cristã floresce entre os mais humildes e pequeninos. Nestes o Evangelho de Jesus se torna vivo e consegue transformar os corações. Na vida de são Carlo encontramos o testemunho seguro de que a união com Cristo é o bem maior que possuímos. Abramos mão das seguranças do mundo e repousemos nossa cabeça no colo de Deus.


Oração
Deus, Pai e Senhor das criaturas, derramai sobre nós suas bênçãos e dai-nos, pela intercessão de São Carlo, encontrar-te nas coisas mais simples da vida. Por Cristo nosso Senhor. Amém!


A Voz do Papa

O projeto O Vídeo do Papa, onde o Santo Padre coloca uma intenção especial para oração no início de cada mês, tem continuidade em 2017, iniciando com a intenção do diálogo entre os cristãos.
“No mundo atual, muitos cristãos de diversas Igrejas trabalham juntos a serviço da humanidade necessitada, da defesa da vida humana e da sua dignidade, da criação e contra as injustiças”, afirma o Pontífice.
E conclui: “Junta a tua voz à minha para pedir por todos os cristãos, para que contribuam, com a oração e a caridade fraterna, para restabelecer a plena comunhão eclesial, ao serviço dos desafios da humanidade”.

ADMOESTAÇÕES DE S. FRANCISCO

Eis que diariamente Ele(Jesus) se humilha (cf. Fl 2,8) como quando veio do trono real (Sb 18,15) ao útero da Virgem; diariamente ele vem a nós em aparência humilde; diariamente ele desce do seio do Pai sobre o altar nas mãos do sacerdote. E assim como ele se manifestou aos santos apóstolos na verdadeira carne, do mesmo modo ele se manifesta a nós no pão sagrado. E assim como eles (os apóstolos) com a visão do seu corpo só viam a carne dele, mas contemplando-o com olhos espirituais criam que ele é Deus, do mesmo modo também nós, vendo o pão e o vinho com os olhos do corpo, vejamos e creiamos firmemente que é vivo e verdadeiro o seu santíssimo corpo e sangue. E, desta forma, o Senhor está sempre com seus fiéis, como ele mesmo diz: Eis que estou convosco até o fim dos tempos.(Mt 28,20).

SANTÍSSIMO NOME DE JESUS

O Santissimo Nome de Jesus, invocado pelos cristãos desde os princípios da Igreja, no século XIV começou a ser venerado nas celebrações litúrgicas. São Bernardino de Sena e seus discípulos propagaram com emprenho o seu culto em toda parte, pela Itália e por toda a Europa; no século XVI, sua festa foi introduzida na Liturgia. Assim, no ano de 1530, pela primeira vez o Papa Clemente VII concedeu à Ordem dos Frades Menores  celebrar o Nome de Jesus com Ofício eclesiástico.
Lit. das Horas. Próprio da FFB.

Do Falar Mal
Meus irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de seu irmão ou julga, fala mal da lei e julga a lei. E se julgas a lei, já não és observador da lei, mas seu juiz.
Tg 4,11

“Pelo motivo que Maria nasceu na Igreja pré-cristã que a personifica, a sua maternidade Messianica reveste-se de um caráter ecumênico. O seu SIM na Anunciação é um SIM eclesial, pronunciado não somente em favor, mas em lugar de todo o gênero humano, necessitado de salvação. SIM, cujo sentido social é imenso.”
Fr.Battistini

Toda a existencia do Antigo Povo de Deus dependia do ato de fidelidade do Patriarca dos crentes.
Toda a historia cristã, no sentido estrito da palavra, tem inicio com o consentimento de Maria.
Fr.Battistini

Que a boa operação siga a ciência
Diz o apóstolo: A letra mata, o espírito, porém, vivifica(2Cor 3,6). São mortos pela letra aqueles que somente desejam conhecer as palavras para serem considerados mais sábios ente os outros e poderem adquirir grandes riquezas, para dá-las aos parentes e amigos. São também mortos pela letra aqueles religiosos que não querem seguir o espírito da divina escritura, mas apenas desejam conhecer as palavras e interpretá-las aos outros. E são vivificados pelo espirito da divina escritura aqueles que não atribuem a seu eu toda letra que conhecem e desejam conhecer, mas, pela palavra e pelo exemplo, as retribuem ao altíssimo Senhor Deus, de que é todo o bem.
Adm. 7


Hoje dia 13/01/2017, nossa irmã Therezinha Fiorini da Silva, partiu para a casa do pai.
Nascida em 29/05/1925, teve sua vestição na fraternidade do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis no dia 3/10/1943, e sua profissão no dia 04/10/1944
Pessoa assídua em nossa fraternidade, mesmo após entrar para a ala paciente, procurou estar o mais presente o possível em nossas reuniões com sua simpatia e espirito de fraternidade
Oremos em comunhão com esta nossa irmã que agora pode interceder por nós e nossa fraternidade.
Paz e bem

  




Nenhum comentário:

Postar um comentário