sábado, 1 de abril de 2017

ARAUTO DO GRANDE REI

BOLETIM INFORMATIVO DE MARÇO DE 2017

Nossa Senhora Aparecida

virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história. Graças à misericórdia de Deus, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.
Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição AparecidaRainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. O Brasil rende-se ao amor incondicional da “Mãe negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.
A aparição da imagem ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.
O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!
A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

                                                                                                http://www.nossasagradafamilia.com.br 


Igreja nos ensina a rezar o terço



Papa São João Paulo II dedicou uma encíclica ao Santo Terço. Nela, o Santo Padre afirma:
“O Rosário coloca-se ao serviço do ideal de que pela fé Jesus habita os corações, oferecendo o ‘segredo’ para abrir-se mais facilmente a um conhecimento profundo e empenhado de Cristo. Digamos que é o caminho de Maria, o caminho do exemplo da Virgem de Nazaré, mulher de fé, silêncio e escuta. É, ao mesmo tempo, o caminho de uma devoção mariana animada pela certeza da relação indivisível que liga Cristo a Sua Mãe Santíssima: os mistérios de Cristo são também, de certo modo, os mistérios da Mãe, mesmo quando não está diretamente envolvida, pelo fato de ela viver d’Ele e para Ele. Na Ave-Maria, apropriando-nos das palavras do Arcanjo Gabriel e de Santa Isabel, sentimo-nos levados a procurar sempre de novo, em Maria, nos seus braços e no seu coração, o fruto bendito do seu ventre (cf. Lc 1,42)” –
Trecho da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, do Sumo Pontífice São João Paulo II.

Preparação para o capitulo

Estamos nos preparando para uma nova eleição de conselho em 2018. E, no boletim de Fevereiro vimos, um pouco,  o lugar da OFS na família franciscana e na igreja. Vimos também sobre o necessário comprometimento de cada irmão em se permitir ser elegível para o bem da Ordem e crescimento da mesma. E dando continuidade iremos tratar sobre o que é ser conselheiro (membro do conselho) e cada cargo.
Cada conselheiro, independente de seu cargo, tem por serviço a ser prestado, animar e conduzir a Fraternidade. Assim, ele é responsável pela caminhada da Fraternidade, animando e conduzindo todos rumo ao objetivo do Franciscano Secular: Viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo os passos de São Francisco, no meio do mundo. Assim, cada irmão que se dispõe a ser eleito, exerce o encargo de conselheiro, e do cargo em que ele foi eleito, por exemplo o, Ministro ele também é um conselheiro, o tesoureiro também o é, e assim todos os cargos.
A composição dos cargos em um conselho é de: Ministro, Vice Ministro, Secretario, Tesoureiro e Mestre de Formação.
De direito, faz parte do Conselho o Assistente Espiritual da Fraternidade (cf. CCGG, Art. 49,1). O Estatuto Nacional acrescenta o representante da Jufra (cf. Estatuto Nacional, Art. 14,1, b).
Cada Fraternidade pode estabelecer outros Conselheiros, mas apenas os que sejam necessários ou convenientes; também estes serão eleitos pelo Capitulo.
Comumente se acrescentam ao Conselho o Coordenador do Serviço aos Irmãos Enfermos e Idosos (SEI), o Coordenador de Comunicação, o Assistente Fraterno da JUFRA e o Coordenador de Formação.
Fiquem atentos ao nosso boletim que nos próximos iremos colocar o nosso olhar sobre cada cargo lembrando que, ninguém é capaz de nenhum cargo mas, o Espirito Santo que habita em nós é que capacita todo aquele irmão(ã) de boa vontade.
Paz e Bem!
Fonte: Livro Vida em Fraternidade

Principal causa da confusão mental no idoso

Arnaldo Lichtenstein, médico
Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta: 
*_- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?_*
Alguns arriscam: *"Tumor na cabeça"*.
Eu digo: *"Não"*. 
Outros apostam: *"Mal de Alzheimer"*
Respondo, novamente: *"Não".*
A cada negativa a turma se espanta.... E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
*- diabetes descontrolado;*
*-infecção urinária;
*- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.*
Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.
Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte..
*Insisto:* não é brincadeira.
Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.
*Mas há outro complicador:* mesmo desidratados, eles não sentem vontade de  tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.
*Conclusão:*
Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.
Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.
Por isso, aqui vão dois alertas:
*1 - O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite, sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam*.
*O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro.*
Lembrem-se disso!
*2 - Meu segundo alerta é para os familiares:* ofereçam constantemente líquidos aos idosos.
Ao mesmo tempo, fiquem atentos.
Ao  perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção.
É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação.
*"Líquido neles e rápido para um serviço médico".*

Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Sábados Franciscanos no Instituto Teológico Franciscano.
O nosso Regional esta preparando uma van para os irmãos virem do rio para participar do encontro que acontecerá nos sábados: 1º de abril, 20 de maio e, 17 de junho.
Nós não podemos ficar de fora desta oportunidade de alimentarmos o que está em nossa essência.
O curso será dirigido pelo Frei Fabio Cesar Gomes, OFM, Mestre em Espiritualidade Franciscana no ITF,  e um investimento de R$ 50,00 e mais R$ 20 para o almoço.
No final do curso o participante terá direito a um certificado.
Interessados entrar em contato com o conselho. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário