quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

ARAUTO DO GRANDE REI

BOLETIM INFORMATIVO DE FEVEREIRO DE 2017


Centenários de Bênçãos!
0 Santuário Nacional de Aparecida e o Santuário de Fátima em Portugal, se unem para celebração da fé em seus jubileus. No Brasil, a Casa da Mãe Aparecida padroeira do povo brasileiro, irá celebrar o tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul em outubro de 1717. Do outro lado do oceano Atlântico, o Santuário de Fátima, continua a sua caminhada de sete anos rumo ao primeiro centenário das aparições de Maria aos três pastorzinhos em 1917.
Acompanhemos junto com a Igreja este período de bênçãos sobre o nosso País e oremos junto com a Igreja por um País mais fiel a Deus e aos irmãos!

Campanha da Fraternidade
Buscando alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, a Campanha da Fraternidade 2017 terá início em todo o país no dia 1º de março. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”, a iniciativa traz uma reflexão sobre o meio ambiente e sugere uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação. 
Com o objetivo de ajudar às famílias, comunidades e pessoas de boa vontade a vivenciarem a iniciativa, o texto-base da CF aponta uma série de atividades que ajudarão a colocar em prática as propostas incentivadas pela Campanha. Além disso, ele também propõe ações de caráter geral, que indicam a necessidade da conversão pessoal e social, dos cristãos e não cristãos, para cultivar e cuidar da criação.
Como exemplo dessas ações estão o aprofundamento de estudos, debates, seminários e celebrações nas escolas públicas e privadas sobre a temática abordada pela CF. O fortalecimento das redes e articulações, em todos os níveis, também é proposto com o objetivo de suscitar uma nova consciência e novas práticas na defesa dos ambientes essenciais à vida. Além disso, o subsídio chama atenção ainda para a necessidade de a população defender o desmatamento zero para todos os biomas e sua composição florestal. 
Já no campo político, o texto-base da CF incentiva a criação de um Projeto de Lei que impeça o uso de agrotóxicos. O livro também indica que combater a corrupção é um modo especial para se evitar processos licitatórios fraudulentos, especialmente, em relação às enchentes e secas que acabam sendo mecanismos de exploração e desvio de recursos públicos.
Tendo em vista as formas de ‘agir’ propostas no texto-base da CF 2017, a CNBB destaca que é importante que cada comunidade, a partir do bioma em que vive e em relação com os povos originários desses biomas, faça o discernimento de quais ações são possíveis, e entre elas quais são as mais importantes e de impacto mais positivo e duradouro. 
“A criação é obra amorosa de Deus confiada a seus filhos e filhas. Nossa Senhora Mãe de Deus e dos homens acompanhará as comunidades e famílias no caminho do cuidado e cultivo da casa comum no tempo quaresmal”, afirma o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.

Preparação para o capitulo
Estamos nos preparando para uma nova eleição de conselho em 2018. É sempre bom recordar alguns pontos principais a respeito da OFS e, seu conselho.
No artigo 1º das nossas constituições gerais, é explicado que dentre as famílias espirituais suscitadas na Igreja, temos a família franciscana e, ocupa posição própria a OFS, que é formada pela união orgânica de todas as fraternidades católicas, cujos membros, impelidos pelo Espirito Santo, se comprometem, pela profissão, a viver o Evangelho à maneira de São Francisco, no próprio estado secular. ( cf. Regra 2). A Igreja, em virtude da pertença a mesma família espiritual, confiou o cuidado pastoral e assistência espiritual à Primeira Ordem, e à TOR.
A espiritualidade franciscana secular é um projeto de vida centrado na pessoa de Cristo e no seu seguimento, mais do que um programa detalhado a pôr em pratica.
A Fraternidade, embora, fisicamente sejam muitas espalhadas pelo mundo todo, não passa de apenas uma Fraternidade interligadas entre si. Nesta união organizada ela, necessariamente se divide em 4 niveis que são: Local, Regional, Nacional e internacional. Elas se prestam ajuda mutua sem perder sua autonomia.
A Fraternidade Local é o núcleo da Grande Fraternidade pois nela os irmãos estão mais ligados pela proximidade. A fraternidade elege um conselho de tempos em tempos afim de os membros eleitos prestarem por um período um serviço à fraternidade até uma próxima eleição que chamamos de capitulo. Necessario se faz que, cada irmão se conscientize de que todo professo é elegível e que mediante sua profissão deve confiar em Deus que nos capacita e nós mesmos não devemos nos omitir buscando conhecer cada função desempenhada no conselho e em qual delas poderá se candidatar. Não devemos nos omitir e, com esta finalidade, nos próximos boletins, estaremos colocando cada função exercida no conselho para colaborar na reflexão.
Fonte: Constituições Gerais da OFS

Jejum indicado pelo Papa Francisco, na Quaresma...

O MELHOR JEJUM

• Jejum de palavras negativas e dizer palavras bondosas.
• Jejum de descontentamento e encher-se de gratidão.
• Jejum de raiva e encher-se com mansidão e paciência.
• Jejum de pessimismo e encher-se de esperança e otimismo.
• Jejum de preocupações e encher-se de confiança em Deus.
• Jejum de queixas e encher-se com as coisas simples da vida.
• Jejum de tensões e encher-se com orações.
• Jejum de amargura e tristeza e encher o coração de alegria.
• Jejum de egoísmo e encher-se com compaixão pelos outros.
• Jejum de falta de perdão e encher-se de reconciliação.
• Jejum de palavras e encher-se de silêncio para ouvir os outros.




No Novo Testamento, a aliança nova nunca pode ser rompida. Pois Cristo sempre continuará com a plenitude da sua vida. Pode haver rarnos que percam a unidade com Ele e deixem de participar do vigor de sua vida. Estes serão cortados e lançados ao fogo. Mas Cristo sempre terá outros ramos que continuarão vivendo na santidade que d'EIe receberam. Por isso, a nova aliança é indestrutível e eterna
Frei Matheus

A DIFERENÇA ENTRE A ANTIGA E A NOVA ALIANÇA
Há uma grande diferença entre a antiga e a nova aliança. No Antigo Testamento Deus fez a aliança com Israel e este, com as suas fragilidades humanas, coletivamente assumiu a obrigação de santidade pelo cumprimento da Lei. No Novo Testamento é Cristo, no seu Sangue, que fez a aliança com Deus e um por um, cada cristão é incorporado em Cristo pelo batismo para n'Ele, com Ele e por Ele constituir o novo povo de Deus, a S. Igreja. No fim do Prólogo ao quarto Evangelho, diz S. João: «Porque a Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade veio por Jesus Cristo». 

minisermao* (13/01/17) 

A fama é irmã gêmea da solidão; podemos estar sozinhos mesmo diante de uma multidão: valorize cada pessoa. E Jesus, o profeta que saiu de Nazaré e passou por Cafarnaum e fazia belíssimos sermões na beira do Mar da Galiléia, Jesus atraia multidões e sua fama se espalhava. Certa ocasião, quando Ele pregava numa casa, não havia mais lugar para todos; ficava gente de fora. Tentaram até descer um paralítico pelo teto, coisa quase cinematográfica. Mas Jesus se relacionava com cada um, mesmo aqueles que estavam perdidos na multidão. Não deixe de se encontrar com cada pessoa, apenas porque está diante de uma multidão.
(Mc 2,1-12)

Pe. Joãozinho, scj.


A comunhão de vida entre Cristo e os cristãos é tão completa que S. Paulo pode escrever aos Efésios (2,6) que «Deus nos sentou nos céus em Cristo Jesus».
 
Frei Matheus






Nenhum comentário:

Postar um comentário