quinta-feira, 6 de junho de 2013

FOLDER DISTRIBUIDO NA MISSA DAS 16:15 HORAS DO DIA 01 DE JUNHO DE 2013 NA IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

INFORMATIVO

Ano V  -  JUNHO DE 2013 -  Nº  01

ESPIRITUALIDADE  FRANCISCANA

SANTA  ISABEL  DE  HUNGRIA

Continuação

INCENSO PRECIOSO

Terminado o Te Deum, Isabel prostrou-se ao  pé do altar e agradeceu em alta voz, por ser agora pobre como Ele fora na manjedoura em Belém. "Senhor, dizia ela, seja feita a vossa vontade. Ontem eu era duquesa com grandes e ricos castelos; hoje eis-me mendiga e sem me quererem dar guarida. Senhor, se Vos houvesse melhor servido no tempo de soberana, se mais esmola tivesse dado por Vosso amor, isso agora me encheria de alegria. Infelizmente, assim não acontece. Meus fi­lhos nasceram príncipes e princesas, e ei-los agora famintos, não tendo nem mes­mo palha para se deitarem! Por causa deles, meu coração está repassado de angústia. Bem mereci vê-los sofrer e me arrependo, amargamente. Quanto a mim, Vós sabeis, meu Deus, que sou indigna de ser por Vós eleita para a graça da pobreza".
Oh, sejamos nós interiormente tão fir­mados  em Deus, que, também nos maio­res sofrimentos, à semelhança de Santa Isabel, possamos dizer com o apóstolo São Paulo: "Quem nos separará, pois, do amor de Cristo? Será a tribulação? ou a angústia? ou a fome? ou o perigo? ou a perse­guição? ou a espada? (Rom, VIII, 35).

POBRE

Durante o resto da noite, Isabel perma­neceu sentada na Igreja, rodeada dos filhinhos e servas, pois sempre era melhor ali do que no chiqueiro do dono da esta­lagem. Entretanto, a fome e o frio de que se queixavam os meninos, a obrigavam a sair e ir novamente mendigar de porta em porta algum alimento.
Mas as portas todas lhe foram tranca­das como os corações daqueles a quem ela havia socorrido tantas vezes. Parecia-lhe receber  uma bofetada no rosto cada vez que era rejeitada.
E apesar de correr o risco de desagra­dar ou aumentar a ira do duque Henri­que, um padre muito pobre também ou­sou acolher a princesa e os filhos.
Aceitou, com reconhecimento, os leitos de palha que o pobre padre generosamen­te lhes havia dado.
Embora não se atrevessem a puni-lo, os perseguidores de Isabel obrigaram-na a pedir abrigo  na casa de um dos fidalgos da corte, fidalgo este  que lhe havia ma­nifestado a maior aversão.
Para lá dirigiu-se com os filhos; pas­sou a noite num canto frio e desabrigado do castelo, e não lhe restava senão um abrigo: o asqueroso asilo da taverna, on­de havia passado a primeira noite.
Uma princesa num estábulo, sem mesa nem cadeira, sem fogão nem leito, pobre por haver sido misericordiosa para com os pobres, eis o que é nobre e generoso aos olhos de Deus.

NUVEM ESCURA

Isabel que havia acolhido e sustentado tantos órfãos, tantos meninos abandona­dos, sobre os quais derramava os mais abundantes tesouros de sua misericórdia, e a quem havia servido de terna mãe, via-se agora forçada a separar-se dos próprios filhos.
A fim. de não os condenar, em tão tenra idade, à nudez e à miséria a que ela esta­va reduzida, forçoso lhe foi sacrificar a última consolação humana. Algumas pessoas de confiança sabendo da sorte a que ela estava reduzida, se oferecem para tomar conta dos filhos, o que Isabel, obri­gada pela fome e pela extrema penúria, aceitou, com o coração sangrando, mas grata ao Pai, por mais este consolo.
Em todos os momentos, renovando dia a dia, hora por hora, o ato de resignação: "É isto mesmo que eu quero e que me basta: cumprir a vontade de Deus e so­frer".
Tranquila sobre a sorte dos filhos, Isa­bel ficou inteiramente resignada quanto à própria; vendeu todas as jóias que ain­da possuía, objetos valiosos, e inclusive a sua aliança de casamento, e tratou de ga­nhar o seu sustento, fiando.
E mesmo na sua profunda miséria, sempre tinha alguma sobra para os mais necessitados: alguns bocados de pão ou algumas moedas insignificantes.
Na Igreja de Santa Isabel, em Breslau, guarda-se uma bengala de que a Santa se servia, não para apoiar-se, mas para defender-se dos cães, havendo ainda na parte inferior da bengala, sinais de den­tes caninos. Daí se deduz que andava bastante mal vestida, pois os cães, em ge­ral, atacam de preferência os mendigos e outras pessoas esfarrapadas.
A filha de reis e soberana reduzira-se, pois, em sua antiga capital, a uma pobre jornaleira que vivia do seu trabalho ma­nual.
Quão formosa Isabel devia parecer aos espíritos celestes naqueles farrapos mise­ráveis e desasseados! A alma tornara-se-lhe tão limpa das manchas humanas, co­mo o raio do sol que, também na lama, não fica contaminado. Dela vale o que São Paulo diz de si e dos demais apósto­los: "Porque entendo que Deus nos ex­pôs como os últimos dos apóstolos, como destinados à morte; pois que estamos sendo um espetáculo para o mundo, para os Anjos e para os homens (I Cor. IV. 9.)

VIDA INTERIOR

         Santa Isabel havia perdido o gosto das criaturas. Em consequência da vida de so­frimento, necessidade, injúrias e não as­pirando o seu coração senão o amor divi­no, muitas vezes era favorecida por Deus com visões, revelações e consolo sobrena­turais.
Num dia da Quaresma, como fosse as­sistir a Missa e se ajoelhasse na igreja, de repente prostrou-se de encontro à pa­rede, permanecendo, por muito tempo, como que absorta e elevada acima da vida temporal, em contemplação profunda.
Finda a Missa e sentindo-se extremamente cansada, deitou-se sobre um ban­co em frente à janela, repousando a ca­beça no colo de sua fiel serva Isentrude.
Esta, julgou-a doente e talvez desejo­sa de dormir. Porém, Isabel conservava os olhos abertos e encarava fixamente o céu. O seu semblante se alternava em tristeza e alegria, e assim permaneceu até a noite. Conservara-se calada; final­mente, com o semblante cheio de alegria, pronunciou estas palavras: —  "Sim, Se­nhor, se quereis estar comigo, quero es­tar convosco, e jamais me separarei de Vós" — E continuou: "Vi o céu entrea­berto, e meu Senhor, o misericordiosíssi­mo Jesus, dignou-se descer e me conso­lar nas tribulações que me oprimem. À vista de meu divino Salvador foi que mos­trei alegria e sorriso. Algumas vezes, Ele desviava o rosto, como quisesse retirar-se, então eu chorava. Tendo piedade de mim, voltou Seu olhar celeste para mim, dizen­do: — "Isabel, se queres estar comigo, fi­carei contigo e nunca hei de separar-me de ti" — E lhe respondi o que já sabes" — Assim Isabel falava com a boa e fiel serva Isentrude.

Continua no informativo – Ano V -            JULHO DE 2013  -  Nº  02

.X.X.X.X.X.X. 
SANTOS FRANCISCANOS

MES DE JUNHO

2 — B. João Pellingoto,  3ª Ordem.
3 — B. André  de  Spello,  1ª Ordem.
4 B. Pacífico de Cerano,  1ª Ordem.
5 — B. Maria   Clara  Nanneti,   3ª Ordem Regular,  mártir  da China 
6 — B. Lourenço   de  Vilamagna,  1ª Ordem.
7 — B. Maria da Paz Bolsena, 3ª Ordem Regular,  mártir da China
8 — B. Hermínia de Jesus, 3ª Ordem Regular, mártir da China
9 — S. Cornélio Wican,  1ª Ordem, mártir em Gorkum
10 — S.Pedro de Assche, 1ª Ordem, mártir em Gorkum.
11 — B. Guido de Cortona, 1ª Ordem.
12 — B. lolanda, Duquesa da Polônia, 2ª Ordem.
13 — S. Antônio de Lisboa, 1ª Ordem.
14 — S. Francisco de Bruxelas, 1ª Ordem, mártir em Gorkum.
15 — S. Antônio de Hoornaert, 1ª Ordem, mártir em Gorkum.
16 — S. Antônio de Werten,  1ª Ordem, mártir em Gorkum.
17 — B. Pedro Gambacorta, 3ª Ordem Regular.
18 — S. Godofredo de Merville, 1ª Ordem, mártir em Gorkum.
19 — B. Miquelina de Pesaro, 3ª Ordem.
20 — S. Willehado da Dinamarca,  1ª Ordem, mártir em Gorkum (1482-1572) c. 1867
21 — S. Nicásio  Jonson,   1ª Ordem, mártir em Gorkum.
22 — B. André Bauer, 1ª Ordem, mártir da China 
23 — S. José Cafasso, 3ª Ordem.
24 — B. Teodorico Balat, 1ª Ordem, mártir da China
25 — B. José Maria Gambaro, 1ª Ordem, mártir da China.
26 — B. Cesídio de Fossa, 1ª Ordem, mártir da China
27 — B. Benvenuto de Gubio, 1ª Ordem.
28 — B. Elias Facchini, 1ª Ordem, mártir da China
29 — S. Vicenza  Gerosa,  3ª Ordem.
30 — B. Raimundo  Lulo, 3ª Ordem, mártir 

Nenhum comentário:

Postar um comentário