quarta-feira, 16 de julho de 2014

FOLDER VOCACIONAL SOBRE O QUE É A OFS

CONHEÇA  A
E
JUFRA
(Juventude Franciscana)


O que é a OFS?
Como nasceu?

São Francisco nasceu em Assis, na região da Úmbria, Itália, em 1182. Teve uma infância, uma adolescência e juventude normais, até o dia que ouviu a leitura do Evangelho (Mt 10,1-25) e decidiu colocá-lo em prática. Em pouco tempo, muitos irmãos e irmãs desejosos de seguir o espírito do Evangelho uniram-se a Francisco. Nasce assim, em 1210, a Ordem dos Frades Menores (OFM) e em 1212, a Ordem de Santa Clara (as Clarissas). Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho lá onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A OFS tem sua regra aprovada em 1221 pelo Papa Honório III. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares que, segundo a tradição, foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem secular daquele tempo.
Os patronos da Ordem Franciscana Secular são nada menos que um rei e uma rainha, que se fizeram pobres por amor a Cristo, nas pegadas de São Francisco: São Luiz IX, rei da França e, Santa Isabel da Hungria.

Hoje, quase todos os membros da Familia Franciscana costumam usar o TAU como distintivo. São Francisco escolheu como sinal o TAU sagrado dos escolhidos de Deus.

Missão do Franciscano Secular
A Ordem Franciscana Secular(OFS) reúne todos, casados, solteiros, que se sentem chamados ao seguimento de Cristo na trilha de São Francisco para:

 Viver o Evangelho
Testemunhar a Fé
Reconstruir a Igreja e a Sociedade
Ter a vida em Fraternidade
Lutar pela Justiça, Paz e Ecologia
Amar e promover a vida aos necessitados.

“ A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de leigos que guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”.
Papa João Paulo II
   
A Formação
A formação franciscana comportará o estudo da Regra, síntese do Evangelho, passando do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho. Você terá uma visão franciscana também dos valores deste mundo: economia, política, sociedade, família, etc.

Ordem Franciscana Secular
Ontem e Hoje
A Terceira Ordem Franciscana é própria para pessoas que vivem em suas famílias e exercem seus trabalhos em qualquer atividade. Essas pessoas podem ser solteiras ou casadas. Hoje em dia, com a reforma da Regra, a Ordem Terceira é chamada Ordem Franciscana Secular (OFS). A partir da antiga Ordem Terceira fundaram-se novas congregações Religiosas Franciscanas de irmãos ou de irmãs que constituem a Terceira Ordem Regular (TOR). São religiosos e religiosas, não seculares. Trabalham em hospitais, colégios, orfanatos, missões, catequese e na evangelização em geral. Tanto as congregações masculinas quanto as femininas que constituem a TOR de São Francisco tem por ideal realizar o desejo de Cristo: “Que todos sejam um, como Tu, ò Pai, estais em mim e eu em ti”. Quer dizer, a vida fraterna vivida em torno de Cristo. A vida fraterna é o centro donde estes religiosos partem para o mundo, alimentados e fortalecidos pela intercomunicação de seus valores pessoais para servir ao povo de Deus. Esforçam-se para construir a fraternidade de fé, esperança e amor. Todos querem viver o Evangelho como Francisco viveu. Mas para ingressar numa das Ordens Franciscanas é necessário ter VOCAÇÃO, isto é, um chamado de Deus.
Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã partilhada por mulheres e homens sem discriminação. Somos hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus, espalhado por todo o mundo.

A OFS em Petrópolis

Vale esclarecer: “a Ordem Franciscana Secular, se articula em Fraternidades de diversos niveis: local, regional, nacional e internacional, que tem na Igreja sua própria personalidade moral” (Cânon, 687; 116). Essas Fraternidades dos diversos níveis estão coordenados e ligadas entre si segundo a mesma Regra e Constituições aprovadas pela Igreja. Sendo assim em petrópolis temos duas fraterniddades locais, a Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, na rua ao lado da Igreja do Sagrado e a outra, Fraternidade de Nossa Senhora dos Anjos, junto a paróquia de Santa Clara, na rua Coronel Veiga. Embora sejam duas fraternidades estão ligadas entre si sendo a mesma OFS que liga as mesmas com todas as fraternidades do mundo todo contribuindo todos no mesmo espirito umas com as outras em reciproca comunhão.
Em Petrópolis, a Ordem Terceira de São Francisco foi fundada em 30 de maio de 1897, pouco mais de um ano depois da chegada dos primeiros Frades  Franciscanos à Petrópolis, ocorrida a 16 de janeiro de 1896.
Foi dado a fraternidade como orago, Sagrado Coração de Jesus o qual, conserva até hoje, cujo patrocinio invoca.
Devemos à Frei Ciríaco Hielscher, OFM, a fundação desta fraternidade e ele foi o nosso primeiro diretor espiritual. As reuniões mensais e encontros aconteciam na Igreja do Sagrado até quando, tendo como diretor espiritual à Frei Donato Buecher e sobre seu incentivo e motivação, os irmãos em 1928 promoveram a compra da atual sede da Fraternidade, situada à rua Frei Luis, 26.
Esta fraternidade que crescia rapidamente em numero e na busca da realização dos ideais da vivencia franciscana, tornou-se o principal apoio e sustentáculo dos Frades nas múltiplas realizações em que eles se empenharam como, o apoio na realização da primeira sede própria da Editora Vozes na rua Frei Luis que desde 1901 atuava nas partes de baixo do Convento. Também na construção da Igreja de Santo Antonio com uma escola gratuita no Alto da Serra, dentre outros serviços em que os irmão se empenharam no apoio aos frades.
Também nos diversos niveis da OFS a fraternidade de Petrópolis sempre teve papel destacado nos diversos desafios que surgiram e as atualizações necessarias.
Se você se sente chamado a forma de vida de um franciscano secular, procure-nos.
 
Rua Frei Luis, 26, em frente ao ponto de taxi e nosso endereço eletrônico é: OFSPETRO@IG.COM.BR , OFSSAGRADOPETROPOLIS.BLOGSPOT.COM,
FACEBOOK: OFS PETROPOLIS SAGRADO 
TEL: (24) 2242-7984. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário